2 de junho de 2008

Homenagem e Reflexão

Hoje sem fotos. Com a consciência do dever cumprido e de que simultâneamente ainda há tanto para fazer.
Com um agradecimento especial a todo o clube, sem excepção, e um abraço às guerreiras que durante cerca de 150 treinos e jogos estiveram sempre presentes.
Fica uma história com significado, para reflexão:
O que diz um pai a um filho antes do seu primeiro jogo...

"Este é o teu primeiro jogo, meu filho, espero que ganhes! Espero que ganhes por ti, não por mim. Porque ganhar é bom! É como se o mundo fosse nosso. Mas esse sentimento dura pouco.
É o que fica, é o que aprendes-te.
E o que aprendes-te foi a vida. É disso que o desporto trata, da vida!
Tudo se joga numa tarde. A felicidade da vida, os sentimentos, as alegrias, os desgostos.
Não se pode prever o que vai acontecer.
Não se pode prever se te vão por fora do jogo ao fim de 5 minutos ou se vais ficar para o demorado esforço.
Não se pode prever como te vais portar. Poderás ser um heroi ou poderás não ser absolutamente nada. Simplesmente não se pode prever. Demasiado depende do acaso, do modo como salta a bola.
Não é do jogo que estou a falar, é da vida que falo, mas é da vida que o jogo trata, porque o jogo é sempre vida e a vida um jogo sério.
Mas é isso que fazes com as coisas sérias, fazes o melhor que sabes, recebes o que te dão e corres para a frente.
Ganhar é agradável, certo! Mas não é de ganhar que se trata! É de querer ganhar que se trata,
é de não desistir que se trata.
É nunca ficar satisfeito com o que se fez, é de não amolecer, é de não deixar ninguem ficar mal.
Joga para ganhar sempre, mas se perderes, perde como um campeão, porque não é só ganhar que importa, o que importa é tentar" :)

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem,

Atletas, Treinadores e Dirigentes da Escola D. C. Gondomar:

O dia pelo qual todos trabalharam ao longo desta época está a chegar: a grande FINAL, o objectivo com que se partiu para esta temporada e que foi alcançado!
Quero aproveitar este momento para, em nome pessoal, vos dar os PARABENS por mais uma extraordinaria temporada. Certo que nem tudo foi um mar de rosas, que há aspectos a melhorar, coisas que nao se podem repetir, mas que serao certamente fruto de reflexão por parte dos responsaveis em tempo util.
Sabado iremos ter a 1ª parte de uma batalha final que temos o direito de ambicionar vencer e para o qual vamos concerteza lutar até á exaustão.
No entanto, e independentemente do que vier a acontecer, quero que saibam que estou profundamente orgulhoso de vós e do vosso trabalho.
Foi com enorme orgulho que trabalhei e/ou acompanhei de perto convosco ao longo dos ultimos anos e é com o mesmo orgulho que digo que sou vosso "AMIGO".
Para mim vocês já são as CAMPEÃS!

Beijo
Fernando Freitas

P.S: SIM, claro que irei a Lisboa :)

Anónimo disse...

Pkê baixar os braços agora??
pkê desistir agora..ñ x esqueçam de tudo o k passaram até agora!!por tudo o k lutaram!!pra no fim so ficar este sentimente de insatisfação e de impotencia..!!vocês estão onde muitas equipas sonhariam estar..ms ñ e por elas k tem de ir a luta..tem de ir a luta simplesmente por vocês..pk sei k no fundo todas vos tem o sonho, k todas vos podem fazer mais e melhor..pk na historia so ficaram akeles k x transcenderam,k ousaram em sonhar sem nunca ter medo de olhar para alem do horizonte..e espero k dia 14 kd entrarem em campo, x lembrem k são capazes..
Força..

Anónimo disse...

Acima de tudo têm de acreditar que são capazes. Não basta reflectirem sobre dificuldades ou sobre tempos passados. O futsal não vive disso e como tal, têm de reflectir sim, sobre o trabalho desempenhado dentro das 4 linhas. Repensar o jogo, melhorar onde falharam e sabem que podem estar melhor, e depois entrar dentro de campo com a consciência que em 40 minutos tudo pode estar ao vosso alcance... o sonho ou o falhanço!
Melhorem o que pode tremer o benfica... Elas não são embatíveis e nem heroínas... Lembrem-se os heróis da nossa história jé morreram!

Anónimo disse...

Esqueci-me de referir que já fui campeã e sei que sem trabalho, empenho e mentalidade competitiva de nunca baixar os braços à luta... Tudo se consegue. Fiz parte de uma das melhores equipas que o porto já teve, o Avilhó, no entanto, as boas equipas continuam a existir e a trabalhar em prole da modalidade! sei que têm qualidade mas falta a cultura de jogo, de saberem quando decidir o certo no momento certo!
Esta competição só acaba aos 40 min da 2ª parte de sábado, até lá, trabalhem e deem qualidade ao vosso trabalho. Depois é esquecer o resultado anterior e fazer tudo para que não morram na praia.
Para a vossa equipa fica aqui o desejo que façam um bom jogo, até pq tenho ai amigas minhas amigas e dsejo-lhes o melhor!
Bela Teixeira